VOLTA AS AULAS


HOJE RETORNAMOS NOSSAS AULAS.
AS CRIANÇAS VOLTARAM FELIZES E ENCONTRARAM SEUS AMIGUINHOS.
ESTAMOS EM PERIODO DE ADAPTAÇÃO.
É UM MOMENTO DE MUITA PACIÊNCIA E CARINHO.

LOGO LOGO ENTRAREMOS NA ROTINA.

















































domingo, 16 de setembro de 2012

PROPOSTA PEDAGÓGICA BERÇÁRIO

                                                          VIVÊNCIAS SOCIAIS
  Quantas transformações são vividas no 1º ano de vida! Um mundo a descobrir, a explorar, a conhecer.Ao chegar no berçário, o bebê começa a criar vínculos e a estabelecer relações com a equipe, o que lhe proporciona um sentimento de segurança e de confiança - base para ele sentir-se aconchegado e à vontade no novo espaço. Os bebês expressam e nos comunicam, a todo instante, seus estados de ânimo pelas suas manifestações corporais. Uns utilizam mais o choro, outros agitam os membros, outros gritam... Cada um tem a sua particularidade, que é percebida atentamente pela equipe, visando uma boa comunicação entre adulto e bebê. Pelo olhar, pelo toque, pelo gesto, e também por palavras, dialogamos a todo instante com os pequenos.

                                                            VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS
  Desenvolvimento e movimento são indissociáveis. Desde a vida intra-uterina o movimento é uma característica essencial ao bebê. Mediado por brinquedos e brincadeiras, a equipe estimula e incentiva a sua movimentação. Nessa interação, nesse jogo, o adulto participa ativamente, oferecendo-lhe desafios e acolhendo-o de modo que ele se sinta seguro para vivenciar seu corpo na relação com os objetos e com o espaço - livre para descobrir o seu ambiente. São estimulados os movimentos naturais: rolar, arrastar, engatinhar, ficar de pé e andar.

                                              VIVÊNCIAS SENSORIAIS E CULTURAIS
O espaço do Berçário é cuidadosamente planejado e organizado para que o bebê possa explorar o espaço, os objetos, as texturas, os gostos, os cheiros. Assim, ele vai, gradativamente, reconhecendo o mundo à sua volta e nele imprimindo suas marcas. Os cuidados com higiene, alimentação e sono são considerados situações preciosas de relação e de formação de vínculos. Assim, são permeados por olhares, conversas, toque afetuoso, pois, durante esses momentos, a equipe entra em contato direto com o corpo do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário