VOLTA AS AULAS


HOJE RETORNAMOS NOSSAS AULAS.
AS CRIANÇAS VOLTARAM FELIZES E ENCONTRARAM SEUS AMIGUINHOS.
ESTAMOS EM PERIODO DE ADAPTAÇÃO.
É UM MOMENTO DE MUITA PACIÊNCIA E CARINHO.

LOGO LOGO ENTRAREMOS NA ROTINA.

















































domingo, 16 de setembro de 2012

PROPOSTA PEDAGÓGICA PRÉ 1

                                              IDENTIDADE E SOCIALIZAÇÃO      

   Esse é momento das crianças, a partir de uma maior percepção da existência de seus pares, resignificarem a imagem que construíram de si mesmas. Aparecem aí as preferências por determinados colegas e o desejo de serem reconhecidas e queridas por eles. As barganhas afetivas dão o tom das relações: "Se você não me emprestar o carrinho, não sou mais seu amigo". As crianças começam a perceber que existem coisas que podem ser feitas e outras não, e que há normas sociais que devem ser cumpridas ao relacionarem-se com outras pessoas. No entanto, esta compreensão ainda não é suficiente para que aceitem abrir mão de seus pontos de vista ou demandas. Às vezes, as crianças já aceitam fazer acordos. Ao longo do ano, a dependência da mediação do adulto diminui e a capacidade de expressarem-se verbalmente e encaminharem os impasses é mais frequente. Na relação com os adultos, as crianças vivem certa ambiguidade porque, por um lado, reconhecem os valores e regras colocados por eles, mas por outro lado, expressam um forte desejo de afirmação e independência, o que as leva a tentar burlar os limites e testar a autoridade da professora e outros adultos.

                                                             CORPO E MOVIMENTO
Entre os 4 e 5 anos, a coordenação motora ampla e o equilíbrio avançam, o que faz com que as crianças corram com facilidade. São oferecidas brincadeiras como: pique-bandeira e piques de pegar (cola, alto, parede), amarelinha, e jogos com bola (agarrar e jogar). Novos desafios são propostos visando que aperfeiçoem as habilidades motoras finas: uso da tesoura, desenho com lápis de pontas mais finas e pintura com pincéis de espessuras variadas. Em função de suas crescentes competências motoras, as crianças são estimuladas a avançar em sua independência para despir e vestir as roupas, posicionar-se no vaso sanitário, usar o papel higiênico e lavar as mãos. Nesta etapa, o adulto supervisiona a ação das crianças, orientando-as para que, ao longo do ano, possam realizar algumas dessas ações sem ajuda

                                                         ARTES PLÁSTICAS
O ensino de artes visa desenvolver nas crianças as capacidades de ler e produzir imagens, de tal maneira que ampliem o conhecimento sobre o mundo e sobre a linguagem da arte. As crianças são convidadas a apreciar a produção artística - desenhos, pinturas, esculturas, colagens - nacional e internacional e a observar alguns elementos constituintes da linguagem visual como: ponto, linha, forma e cor. Há uma ênfase nas atividades de produção do desenho, em que são manuseados diferentes tipos de materiais (lápis e canetas diversos) e suportes (papéis com diversas texturas e gramaturas, chão, azulejo), além de experimentadas técnicas variadas de desenho (desenho de observação, de complementação e multiplicado). Espera-se que, ao longo do ano, as crianças usem o desenho para representar suas vivências e sejam capazes de nomear e de relacionar elementos desenhados. Objetiva-se, ainda, que valorizem suas produções, as de outras crianças e da arte em geral.

                                              ARTES MUSICAIS
Perceber a importância de ouvir com atenção para conseguir diferenciar os sons e suas qualidades (altura, duração, intensidade e timbre) é a tônica do trabalho nessa fase. As crianças são levadas a apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, produzidas no Brasil ou em outros países. Pesquisam, também, informações sobre os compositores, ampliando, assim, os seus conhecimentos sobre música. No que diz respeito à produção musical, passam a usar a voz, os diversos objetos e os instrumentos musicais para se expressar de forma mais organizada. Ao longo do ano, a partir das vivências oferecidas na oficina de Ritmo e Som, vão se tornando capazes de fazer a leitura de registros musicais simples nos quais desenhos e símbolos representam a sequência que deve ser tocada.

                                            ARTES CÊNICAS
As propostas de Dramatização possibilitam a representação de diferentes papéis e personagens. Na composição dos jogos dramáticos, as crianças exercitam diversas capacidades simbólicas na medida em que criam figurinos, gestos e falas para seus personagens; selecionam objetos apropriados ao contexto em questão; estabelecem diálogos com seus companheiros e dão continuidade a enredos surgidos durante a própria vivência.

                                            ARTES LITERÁRIAS
A literatura, como fonte de prazer e entretenimento, está sempre presente no cotidiano da turma. As crianças apreciam diferentes gêneros e estilos literários (contos, crônicas, poesias, noticias...), analisam a estrutura e a coerência textual e começam a perceber a diferença entre a linguagem de conversação e a linguagem escrita. Elas são desafiadas a refletir sobre os textos lidos a medida que escutam, fazem perguntas e dão respostas. Experimentam, ainda, a possibilidade de reproduzir oralmente, a história escutada, relembrando fatos importantes. Durante as atividades de apreciação literária na Biblioteca, as crianças experimentam o papel de leitor a partir do modelo observado no adulto: criando entonação, fazendo pausas e comentários.

                                            LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Por volta dos 4/5 anos, as crianças ampliam gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, participando de diversas situações de intercâmbio social. Expõem sentimentos e desejos, elaboram e respondem perguntas. A construção de narrativas - textos orais que relatam fatos e acontecimentos vistos, ouvidos, lidos ou imaginados, em um local determinado e com sequência temporal - é especialmente incentivada pela professora neste período da educação infantil. No decorrer do ano, ganham maturidade no convívio coletivo, podendo, cada vez mais, ouvir o outro e esperar a sua vez de falar, assim como negociar em diferentes situações. Nessa etapa, estão se familiarizando com atos de ler e escrever por meio do manuseio de livros, revistas, jornais, receitas, gibis, convites e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações em que a escrita é usada socialmente.A partir do contato com esses materiais, as crianças passam a incluir a escrita  nos seus desenhos e a interessar-se por escrever palavras e textos, ainda que não de forma convencional. Já escrevem seu nome inteiro e várias palavras sem o auxílio de fichas ou da professora.Empenham-se para ler escritos e consideram as ilustrações para antecipar o conteúdo dos textos. No que diz respeito à leitura de palavras (fichas de chamada ou de planejamento), vão se tornando capazes de fazer análises quantitativas (quantidade de letras) e qualitativas (repertório de letras), estabelecendo diferenças e semelhanças entre as palavras.

                                                MATEMÁTICA
No Pré 1, espera-se que as crianças, a partir das interferências pedagógicas, desenvolvam o raciocínio lógico-matemático e sejam capazes de reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. No uso coletivo dos jogos de mesa - memória, dominó e pega varetas - e nas brincadeiras em equipe - piques, amarelinha e pique bandeira - as crianças contam objetos, relacionam quantidades, resolvem problemas e registram resultados. Espera-se, ainda, que as crianças avancem no domínio das noções temporais (ontem, hoje e amanhã) e comecem a conhecer as unidades convencionais de medida de tempo (dia, semana, mês, ano) por intermédio do uso do calendário.

                                             CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS
O ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais e sociais indissociáveis, frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Por quê? Quando? Como? É assim que as crianças de quatro e cinco anos expressam suas curiosidades. Orientá-las e desafiá-las neste percurso de conhecimento do mundo é o principal objetivo do trabalho com o grupo. Os Projeto Temáticos  e os Projetos da turma organizam os assuntos de Ciências, enfatizando a construção de conceitos como transformação, diversidade e inter-relação. Espera-se que os alunos demonstrem interesse por estes conteúdos, participem das atividades de pesquisa e das aulas-passeio e comecem a perceber o seu papel ativo nas atividades de intervenção na realidade.

                                         LINGUA INGLESA

A comunicação por meio do Inglês passa a ser reconhecida como elemento cultural. As crianças percebem a diferença deste para outros idiomas. O vocabulário básico em ampliação é utilizado como resposta às perguntas e atividades propostas. Palavras referentes aos objetos da sala, da escola e da família são utilizadas cada vez mais prontamente. Percebe-se, ainda, um uso inicial de estruturas frasais para encaminhar solicitações do cotidiano. Ex: "HELLO"

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