Esse é momento das crianças, a partir de uma maior percepção da existência de seus pares, resignificarem a imagem que construíram de si mesmas. Aparecem aí as preferências por determinados colegas e o desejo de serem reconhecidas e queridas por eles. As barganhas afetivas dão o tom das relações: "Se você não me emprestar o carrinho, não sou mais seu amigo". As crianças começam a perceber que existem coisas que podem ser feitas e outras não, e que há normas sociais que devem ser cumpridas ao relacionarem-se com outras pessoas. No entanto, esta compreensão ainda não é suficiente para que aceitem abrir mão de seus pontos de vista ou demandas. Às vezes, as crianças já aceitam fazer acordos. Ao longo do ano, a dependência da mediação do adulto diminui e a capacidade de expressarem-se verbalmente e encaminharem os impasses é mais frequente. Na relação com os adultos, as crianças vivem certa ambiguidade porque, por um lado, reconhecem os valores e regras colocados por eles, mas por outro lado, expressam um forte desejo de afirmação e independência, o que as leva a tentar burlar os limites e testar a autoridade da professora e outros adultos.
CORPO E MOVIMENTO
Entre os 4 e 5 anos, a coordenação motora ampla e o equilíbrio avançam, o que faz com que as crianças corram com facilidade. São oferecidas brincadeiras como: pique-bandeira e piques de pegar (cola, alto, parede), amarelinha, e jogos com bola (agarrar e jogar). Novos desafios são propostos visando que aperfeiçoem as habilidades motoras finas: uso da tesoura, desenho com lápis de pontas mais finas e pintura com pincéis de espessuras variadas. Em função de suas crescentes competências motoras, as crianças são estimuladas a avançar em sua independência para despir e vestir as roupas, posicionar-se no vaso sanitário, usar o papel higiênico e lavar as mãos. Nesta etapa, o adulto supervisiona a ação das crianças, orientando-as para que, ao longo do ano, possam realizar algumas dessas ações sem ajuda ARTES PLÁSTICAS O ensino de artes visa desenvolver nas crianças as capacidades de ler e produzir imagens, de tal maneira que ampliem o conhecimento sobre o mundo e sobre a linguagem da arte. As crianças são convidadas a apreciar a produção artística - desenhos, pinturas, esculturas, colagens - nacional e internacional e a observar alguns elementos constituintes da linguagem visual como: ponto, linha, forma e cor. Há uma ênfase nas atividades de produção do desenho, em que são manuseados diferentes tipos de materiais (lápis e canetas diversos) e suportes (papéis com diversas texturas e gramaturas, chão, azulejo), além de experimentadas técnicas variadas de desenho (desenho de observação, de complementação e multiplicado). Espera-se que, ao longo do ano, as crianças usem o desenho para representar suas vivências e sejam capazes de nomear e de relacionar elementos desenhados. Objetiva-se, ainda, que valorizem suas produções, as de outras crianças e da arte em geral. ARTES MUSICAIS Perceber a importância de ouvir com atenção para conseguir diferenciar os sons e suas qualidades (altura, duração, intensidade e timbre) é a tônica do trabalho nessa fase. As crianças são levadas a apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, produzidas no Brasil ou em outros países. Pesquisam, também, informações sobre os compositores, ampliando, assim, os seus conhecimentos sobre música. No que diz respeito à produção musical, passam a usar a voz, os diversos objetos e os instrumentos musicais para se expressar de forma mais organizada. Ao longo do ano, a partir das vivências oferecidas na oficina de Ritmo e Som, vão se tornando capazes de fazer a leitura de registros musicais simples nos quais desenhos e símbolos representam a sequência que deve ser tocada. ARTES CÊNICAS As propostas de Dramatização possibilitam a representação de diferentes papéis e personagens. Na composição dos jogos dramáticos, as crianças exercitam diversas capacidades simbólicas na medida em que criam figurinos, gestos e falas para seus personagens; selecionam objetos apropriados ao contexto em questão; estabelecem diálogos com seus companheiros e dão continuidade a enredos surgidos durante a própria vivência. ARTES LITERÁRIAS A literatura, como fonte de prazer e entretenimento, está sempre presente no cotidiano da turma. As crianças apreciam diferentes gêneros e estilos literários (contos, crônicas, poesias, noticias...), analisam a estrutura e a coerência textual e começam a perceber a diferença entre a linguagem de conversação e a linguagem escrita. Elas são desafiadas a refletir sobre os textos lidos a medida que escutam, fazem perguntas e dão respostas. Experimentam, ainda, a possibilidade de reproduzir oralmente, a história escutada, relembrando fatos importantes. Durante as atividades de apreciação literária na Biblioteca, as crianças experimentam o papel de leitor a partir do modelo observado no adulto: criando entonação, fazendo pausas e comentários. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
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