VOLTA AS AULAS


HOJE RETORNAMOS NOSSAS AULAS.
AS CRIANÇAS VOLTARAM FELIZES E ENCONTRARAM SEUS AMIGUINHOS.
ESTAMOS EM PERIODO DE ADAPTAÇÃO.
É UM MOMENTO DE MUITA PACIÊNCIA E CARINHO.

LOGO LOGO ENTRAREMOS NA ROTINA.

















































domingo, 16 de setembro de 2012

PROPOSTA PEDAGÓGICA MATERNAL 1

                                                   VIVÊNCIAS SOCIAIS
Nesta faixa etária, a relação de parceria na turma alcança a condição de amizade, vivida em alguns momentos prazerosamente e, em outros, com desconforto. O vínculo entre as crianças manifesta-se quando elas compartilham objetos da escola; sensibilizam-se pelo choro do colega; disputam brinquedos, espaços e a atenção do adulto. Ao longo do ano as crianças passam a integrar recursos linguísticos às suas vivências sociais, sem abandonar as reações corporais e o choro. Cabe ao professor mediar as situações de impasse, favorecendo o diálogo entre elas. A relação com os adultos, antes de total dependência, adquire uma nova coloração na medida em que as crianças passam a ocupar um lugar mais ativo. Nas atividades escolares, apropriam-se gradativamente das diferentes linguagens que o sistema de oficinas propõe. Nas atividades de vida diária, das quais participavam como coadjuvantes, agora buscam destaque, opondo-se ao auxílio do adulto. Pela oposição, as crianças dessa faixa etária buscam o fortalecimento da própria identidade e a exploração e reconhecimento de suas capacidades.
                                                   
                                                            VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS
Nesta faixa etária, as crianças envolvem-se com o conhecimento/descoberta de seu próprio corpo e do corpo do outro. A partir da exploração criativa de movimentos corporais, se apropriam de seu corpo, do espaço e reconhece seus limites: interpessoais e físicos. É por meio da linguagem corporal e verbal que expressam suas emoções e pensamentos. Mais tarde, o gesto e a fala irão integrar-se às outras formas de linguagem, como o desenho e a escrita. As vivências do corpo em movimento organizam-se gradativamente, ganhando intencionalidade para encaminhar as atividades de vida diária. Ao longo do ano, espera-se a estabilização do controle esfincteriano. Esta conquista cria novas possibilidades de conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro.

                                                              VIVÊNCIAS LINGUÍSTICAS
Experiências afetivas e sociais particulares de cada criança, somadas ao processo de maturação de centros cerebrais, determinam o ritmo, o interesse e a eficácia do processo de verbalização. Neste período, as crianças começam a perceber o efeito da fala para a comunicação de desejos, desagrados e demandas. As experiências culturais, como a apreciação de diferentes histórias da literatura infantil, aprimoram a construção e reconstituição verbal de enredos simples. As crianças passam a resgatar personagens e partes das histórias ouvidas anteriormente. Como consequência dessas vivências linguísticas, elas ampliam o seu vocabulário, apresentando uma estrutura frasal mais completa e rica em detalhes. Neste grupo, as crianças dão um passo significativo e subjetivo na construção de sua identidade. Esse efeito é percebido na linguagem, quando deixam de se nomearem na terceira pessoa e se apropriam do pronome "EU".

                                                                VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS
As brincadeiras simbólicas são vias pelas quais as crianças se posicionam de forma ativa no mundo para compreendê-lo. Elas repetem ludicamente experiências vividas com pais, professores e outros adultos significativos. Por intermédio das atividades de faz-de-conta, conhecem e se apropriam dos diferentes papéis e funções que circulam no seu entorno social.

                                                                VIVÊNCIAS PLÁSTICAS
Num ambiente dinâmico, como é a escola, em que o cotidiano é reinventado a cada dia, as vivências são ampliadas com a produção artística. Com ela, recuperamos o movimento da vida: num momento, somos os autores e em outros, apreciamos a ação de variados artistas. O fazer artístico está centrado na produção de trabalhos a partir de materiais como: giz de cera, tinta guache, massa de modelar, cola colorida, giz comum, cola com farinha de trigo e areia, entre outros. A apreciação de obras de artistas consagrados convida as crianças a conhecerem a produção da arte nacional como expressão da nossa cultura e estimula a interpretação verbal das imagens observadas.

                                                                VIVÊNCIAS MUSICAIS
Nesta fase, é marcante a identificação das crianças com a linguagem musical. As vivências musicais tornam-se, então, uma via privilegiada para o desenvolvimento da expressão corporal e da musicalidade infantil. Receptivas e curiosas em todos os projetos de produção e apreciação musical, as crianças cantam canções, brincam de roda, pesquisam materiais sonoros, descobrem instrumentos, inventam melodias e ouvem com prazer a música de todos os povos.

                                                                VIVÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS
O ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais e sociais indissociáveis frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Nesta faixa etária, as crianças fazem perguntas e procuram respostas às suas indagações a partir, principalmente, do seu contato com os seres vivos (animais, plantas) e dos laços sociais estabelecidos (na família e na escola). Os Projetos Temáticos  e os Projetos da Turma - organizam os assuntos do conhecimento natural e social que são trabalhados com as crianças, enfatizando a exploração sensorial e a construção de noções de cuidado com o corpo e com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário